•    Descrever as transformações químicas em linguagens discursivas.
•    Compreender os códigos e símbolos próprios da Química atual.
•    Traduzir a linguagem discursiva em linguagem simbólica da Química e vice-versa. Utilizar a representação simbólica das transformações químicas e reconhecer suas modificações ao longo do tempo.
•    Compreender dados quantitativos, estimativa e medidas, compreender relações proporcionais presentes na Química (raciocínio proporcional).
•    Reconhecer tendências e relações a partir de dados experimentais ou outros (classificação, seriação e correspondência em Química).
•    Selecionar e utilizar idéias e procedimentos científicos (leis, teorias, modelos) para resolução de problemas quantitativos e qualitativos em Química, identificando e acompanhando as variáveis relevantes.
•    Desenvolver conexões hipotético-lógicas que possibilitem previsões acerca das transformações químicas.
•    Reconhecer aspectos químicos relevantes na interação individual e coletiva do ser humano com o ambiente.
•    Reconhecer o papel da Química no sistema produtivo, industrial e rural.
•    Reconhecer as relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico da Química e aspectos sócio-político-culturais.
•    Reconhecer os limites éticos e morais que podem estar envolvidos no desenvolvimento da Química e da tecnologia.


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