Matricule-Se Agora!

 

 EJA ENSINO FUNDAMENTAL

A Escola Ludwig | Centro de Ensino Galeano oferta o EJA Ensino Fundamental  (anos finais e ensino médio), desenvolvendo processos educativos que integram o conhecimento, as práticas sociais, o mundo do trabalho, o confronto de problemas coletivos e a construção da cidadania.

 

Matricule-Se Agora!

 

PRÉ-REQUISITOS

Maior de 15 anos
Conclusão séries iniciais
 
 

DIRETRIZES EDUCACIONAIS

a) Estabelecer como foco a aprendizagem, apontando resultados concretos a atingir;
b) Acompanhar o registro da frequência e do desempenho dos alunos em avaliações, periodicamente;
c) Combater a repetência e a evasão escolar, dadas às especificidades da escola, pela adoção de práticas como aulas de reforço no contraturno, estudos de recuperação;
d) Desenvolver ações, projetos e programas que possibilitem o desenvolvimento de uma cultura organizacional que alcance novas competências educacionais e gerenciais;
e) Promover a constante atualização tecnológica;
f) Adequar a estrutura física às demandas educacionais, à inovação e ao aperfeiçoamento intermitente do processo educacional;
g) Desenvolver a gestão empreendedora;
h) Fortalecer o incentivo à convivência família e Escola;
i) Estabelecer e fortalecer parcerias para as novas realidades educacionais;
j) Ampliar as fontes alternativas de receita;
l) Aumentar as condições de sustentabilidade financeira;
m) Oferta da Educação Inclusiva em todos os módulos, com base na igualdade de oportunidades, resguardando o respeito e a individualidade dos alunos;
 
 

METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS

Nesse processo pedagógico o professor deve atuar como provocador, incentivador e sistematizador das aprendizagens. O aluno participa ativamente como descobridor e construtor das mesmas, a partir das provocações recebidas. Considerando o foco na aprendizagem no Curso do Ensino Fundamental, é oferecida uma formação voltada às necessidades da sociedade, com intenção de se promover:
• A interdisciplinaridade, para que os diversos ângulos de conhecimento sejam discutidos em conjunto de forma a proporcionar uma aprendizagem constante;
• A evolução permanente do conhecimento por parte do aluno;
• A pesquisa como fonte de enriquecimento e embasamento;
• A saída pedagógica como balizador de conhecimentos;
• A prática como fonte de reflexão e crítica. Trabalhar no sentido da interiorização e difusão tecnológica, contribuindo assim para a construção da cidadania;
• Desenvolver canais de comunicação com as esferas públicas e com a sociedade organizada, tendo em vista a educação inicial e continuada dos trabalhadores;
Componente Curricular – Língua Portuguesa
Componente Curricular – Matemática
Componente Curricular – Ciências
Componente Curricular – História
Componente Curricular – Geografia
Componente Curricular – Arte
Componente Curricular – Inglês
Componente Curricular – Espanhol
 
 

 EJA ENSINO MÉDIO

O EJA Ensino Médio também possui processos educativos que integram o conhecimento, as práticas sociais, o mundo do trabalho, o confronto de problemas coletivos e a construção da cidadania.
 

Matricule-Se Agora!

 

PRÉ-REQUISITOS

Maior de 18 anos
Ensino Fundamental completo
 
 

DIRETRIZES EDUCACIONAIS

a) Oportuniza a construção dos saberes necessários para o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de competências e habilidades e a formação de atitudes e valores.
b) Preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
c) Compreende o ambiente natural e social, o sistema político, a tecnologia, as artes e os valores em que se fundamenta a sociedade.
d) Fortalece os vínculos familiares, os laços de solidariedade humana e de convivência com a diversidade em que se assenta a vida social.
 
 

METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS

 • Atividades e simulados via internet;
• Acervo bibliográfico para consulta presencial, biblioteca disponível;
• Vídeo aulas e apostilas disponibilizados portal;
• Laboratório de Informática;
• Salas para atendimento presencial em horários previamente agendados, individuais ou em grupos;
• Coordenação pedagógica;
• Coordenação do EAD ;
 
 

ENCONTROS PRESENCIAIS

São previstos encontros presenciais orientando o estudo a distância, para o desenvolvimento de atividades diversificadas, destinadas a socialização do saber e aprofundamento de conteúdos. Esses encontros visam fortalecer o processo ensino-aprendizagem, visando uma educação de qualidade. As atividades presenciais são assistidas e orientadas pelos professores especialistas das disciplinas.
 
 

 ÁREA DAS LINGUAGENS

 

Língua Portuguesa

Habilidades e Competências:

• Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal.
• Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
• Aplicar as tecnologias de comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes da vida.
• Analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos/contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura, de acordo com as condições de produção, recepção (intenção, época, local, interlocutores participantes da criação e programação das ideias e escolhas, tecnologias disponíveis).
• Recuperar, pelo estudo do texto literário, as formas instituídas de construção do imaginário coletivo, o patrimônio representativo da cultura e as classificações preservadas e divulgadas, no eixo temporal e espacial.
• Articular as redes de diferenças e semelhanças entre a língua oral e escrita e seus códigos sociais, contextuais e lingüísticos.
• Considerar a Língua Portuguesa como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais e como representação simbólica de experiências humanas manifestas nas formas de sentir, pensar e agir na vida social.
• Entender os impactos das tecnologias da comunicação, em especial da língua escrita, na vida, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

 

 Matricule-Se Agora!

 

Literatura

Habilidades e Competências:

• Compreender e interpretar textos escritos a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, sobre a época, o estilo e o gênero literário.
• Construir o sentido dos textos durante o processo da leitura, articulando as informações do texto com o seu conhecimento prévio, explorando os elementos constitutivos da obra e sua relação com seu contexto de criação.
• Identificar e saber utilizar os diversos recursos e formas literárias.
• Estabelecer relações entre o texto lido e os seus conhecimentos prévios, comparando-os com outros textos de acordo com suas características.
• Utilizar estratégias diversas para extrair significado do texto (seleção, antecipação, inferência e verificação).
• Selecionar, dentre os textos que circulam socialmente, aqueles que possam atender às suas necessidades, estabelecendo estratégias adequadas para abordá-las.
• Adquirir competência e gosto pela leitura de diversos tipos de textos literários, bem como a sua compreensão.
• Vivenciar experiências de leitura prazerosas e significativas, a fim de que possa vir a ser um leitor, construindo representações simbólicas social e culturalmente.
• Conscientizar-se das diferenças histórico-pessoais e histórico-culturais através da leitura de textos e do diálogo com os mesmos, identificando suas características básicas.

 

Matricule-Se Agora!

 

Língua Inglesa

Habilidades e Competências:

• Escolher o registro adequado à situação na qual se processa a comunicação e o vocábulo que melhor reflita a idéia que pretende comunicar.
• Utilizar os mecanismos de coerência e coesão na produção oral e/ou escrita.
• Utilizar as estratégias verbais e não verbais para compensar as falhas, favorecer a efetiva comunicação e alcançar o efeito pretendido em situações de produção e leitura.
• Conhecer e usar a língua estrangeira moderna como instrumento de acesso a informações, a outras culturas e grupos sociais.
• Compreender de que forma determinada expressão pode ser interpretada em razão de aspectos sociais e ou culturais.
• Analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos/contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura, de acordo com as condições de produção/recepção (intenção, época, local, interlocutores participantes da criação e propagação de idéias e escolhas, tecnologias disponíveis).
• Saber distinguir as variantes lingüísticas.
• Compreender em que medida os enunciados refletem a forma de ser, pensar, agir e sentir de quem os produz.

 

Matricule-Se Agora!

 

Língua Espanhola

Habilidades e Competências:

• Escolher o registro adequado a situação na qual se processa a comunicação e o vocabulário que melhor reflita a ideia que pretende comunicar.
• Utilizar os mecanismos de coerência e coesão na produção oral ou escrita;
• Utilizar as estratégias verbais e não verbais para compensar as falhas, favorecer a efetiva comunicação e alcançar o efeito pretendido m situações de produção leitura.
• Conhecer e usar a língua estrangeira moderna como instrumentos de acesso as informações a outras culturas e grupos sociais.

 

Matricule-Se Agora!

 

Artes

Habilidades e Competências:

• Realizar produções artísticas individuais e/ou coletivas nas linguagens da arte (música, artes visuais, dança, teatro, artes audiovisuais).
• Apreciar produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto a análise estética.
• Analisar, refletir e compreender os diferentes processos da Arte, com seus diferentes instrumentos de ordem material e ideal, como manifestações socioculturais e históricas.
• Conhecer, analisar, refletir e compreender critérios culturalmente construídos e embasados em conhecimentos afins, de caráter filosófico, histórico, sociológico, antropológico, científico e tecnológico, entre outros.
• Analisar, refletir, respeitar e preservar as diversas manifestações da Arte em suas múltiplas funções, utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos, interagindo com o patrimônio nacional e internacional, que se deve conhecer e compreender em sua dimensão sócio-histórica.

 

Matricule-Se Agora!

 

 

 ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

 

Biologia

Habilidades e Competências:

• Descrever os processos e características do ambiente ou de seres vivos, observadas em microscópio ou a olho nu.
• Apresentar suposições e hipóteses acerca dos fenômenos biológicos em estudo.
• Apresentar, de forma organizada, o conhecimento biológico apreendido, através de textos, desenhos, esquemas, gráficos, tabelas, maquetes, etc.
• Conhecer diferentes formas de obter informações ( observação, experimento, leitura de texto e imagem, entrevista), selecionando aquelas pertinentes ao tema biológico em estudo.
• Expressar dúvidas, idéias e conclusões acerca dos fenômenos biológicos.
• Relacionar fenômenos, fatos, processos e idéias em Biologia, elaborando conceitos, identificando regularidades e diferenças, construindo generalizações.
• Utilizar critérios científicos para realizar classificações de animais, vegetais, etc.
• Relacionar os diversos conteúdos conceituais de Biologia (lógica interna) na compreensão de fenômenos.
• Estabelecer relações entre parte e todo de um fenômeno ou processo biológico.
• Selecionar e utilizar metodologias científicas adequadas para a resolução de problemas, fazendo uso, quando for o caso, de tratamento estatístico na análise de dados coletados.
• Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos ou processos biológicos (lógica externa).
• Reconhecer o ser humano como agente e paciente de transformações intencionais por ele produzidas no seu ambiente.
• Julgar ações de intervenção, identificando aquelas que visam à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente.
• Identificar as relações entre o conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico, considerando a preservação da vida, as condições de vida e as concepções de desenvolvimento sustentável.
• Identificar a interferência de aspectos místicos e culturais nos conhecimentos do senso comum relacionados a aspectos biológicos.

 

Matricule-Se Agora!

 

Física

Habilidades e Competências:

• Compreender enunciados que envolvam códigos e símbolos físicos.
• Compreender manuais de instalação e utilização de aparelhos.
• Conhecer fontes de informações e formas de obter informações relevantes, sabendo interpretar notícias científicas.
• Elaborar sínteses ou esquemas estruturados dos temas físicos trabalhados.
• Desenvolver a capacidade de investigação física. Classificar, organizar, sistematizar. Identificar regularidades. Observar, estimar ordens de grandeza, compreender o conceito de medir, fazer hipóteses, testar.
• Conhecer e utilizar conceitos físicos. Relacionar grandezas, quantificar, identificar parâmetros relevantes. Compreender e utilizar leis e teorias físicas.
• Compreender a Física presente no mundo vivencial e nos equipamentos e procedimentos tecnológicos. Descobrir o funcionamento de aparelhos.
• Construir e investigar situações-problema, identificar a situação física, utilizar modelos físicos, generalizar de uma outra situação, prever, avaliar, analisar previsões.
• Articular o conhecimento físico com o conhecimento de outras áreas do saber científico.
• Reconhecer o papel da Física no sistema produtivo, compreendendo a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução do conhecimento científico.
• Estabelecer relações entre o conhecimento físico e outras formas de expressão da cultura humana.

 

Matricule-Se Agora!

 

Química

Habilidades e Competências:

• Descrever as transformações químicas em linguagens discursivas.
• Compreender os códigos e símbolos próprios da Química atual.
• Traduzir a linguagem discursiva em linguagem simbólica da Química e vice-versa. Utilizar a representação simbólica das transformações químicas e reconhecer suas modificações ao longo do tempo.
• Compreender dados quantitativos, estimativa e medidas, compreender relações proporcionais presentes na Química (raciocínio proporcional).
• Reconhecer tendências e relações a partir de dados experimentais ou outros (classificação, seriação e correspondência em Química).
• Selecionar e utilizar idéias e procedimentos científicos (leis, teorias, modelos) para resolução de problemas quantitativos e qualitativos em Química, identificando e acompanhando as variáveis relevantes.
• Desenvolver conexões hipotético-lógicas que possibilitem previsões acerca das transformações químicas.
• Reconhecer aspectos químicos relevantes na interação individual e coletiva do ser humano com o ambiente.
• Reconhecer o papel da Química no sistema produtivo, industrial e rural.
• Reconhecer as relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico da Química e aspectos sócio-político-culturais.
• Reconhecer os limites éticos e morais que podem estar envolvidos no desenvolvimento da Química e da tecnologia.

 

Matricule-Se Agora!

 

Matemática

Habilidades e Competências:

• Ler, interpretar e utilizar representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, etc.).
• Transcrever mensagens matemáticas da linguagem corrente para linguagem simbólica (equações, gráficos, diagramas, fórmulas, tabelas, etc.) e vice-versa.
• Utilizar corretamente instrumentos de medição e de desenho.
• Identificar o problema (compreender enunciados, formular questões, etc.).
• Procurar, selecionar e interpretar informações relativas ao problema.
• Formular hipóteses e prever resultados.
• Selecionar estratégias de resolução de problemas.
• Interpretar e criticar resultados numa situação concreta.
• Distinguir e utilizar raciocínios dedutivos e indutivos.
• Fazer e validar conjecturas, experimentando, recorrendo a modelos, esboços, fatos conhecidos, relações e propriedades.
• Discutir idéias e produzir argumentos convincentes.
• Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento.
• Utilizar adequadamente calculadoras e computador, reconhecendo suas limitações e potencialidades.

 

Matricule-Se Agora!

 

 

 ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS

 

História

Habilidades e Competências:

• Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa, reconhecendo o papel das diferentes linguagens, dos diferentes agentes sociais e dos diferentes contextos envolvidos em sua produção.
• Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, a partir das categorias e procedimentos próprios do discurso historiográfico.
• Relativizar as diversas concepções de tempo e as diversas formas de periodização do tempo cronológico, reconhecendo-as como construções culturais e históricas.
• Estabelecer relações entre continuidade / permanência e ruptura / transformação nos processos históricos.
• Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto dos mesmos.
• Situar as diversas produções da cultura – as linguagens, as artes, a filosofia, a religião, as ciências, as tecnologias e outras manifestações sociais – nos contextos históricos de sua constituição e significação.
• Situar os momentos históricos nos diversos ritmos da duração e nas relações de sucessão e/ou de simultaneidade.
• Comparar problemáticas atuais e de outros momentos históricos.
• Posicionar-se diante de fatos presentes a partir da interpretação de suas relações com o passado.

 

Matricule-Se Agora!

 

Geografia

Habilidades e Competências:

• Ler, analisar e interpretar os códigos específicos da Geografia (mapas, gráficos, tabelas, etc.), considerando-os como elementos de representação de fatos e fenômenos espaciais.
• Reconhecer e aplicar o uso das escalas cartográfica e geográfica, como formas de organizar e conhecer a localização, distribuição e freqüência dos fenômenos naturais e humanos.
• Reconhecer os fenômenos espaciais a partir da seleção, comparação e interpretação, identificando as singularidades ou generalidades de cada lugar, paisagem ou território.
• Selecionar e elaborar esquemas de investigação que desenvolvam a observação dos processos de formação e transformação dos territórios, tendo em vista as relações de trabalho, a incorporação de técnicas e tecnologias e o estabelecimento de redes sociais.
• Analisar e comparar, interdisciplinarmente, as relações entre preservação e degradação da vida no planeta, tendo em vista o conhecimento de sua dinâmica e a mundialização dos fenômenos culturais, econômicos, tecnológicos e políticos que incidem sobre a natureza, nas diferentes escalas regional, nacional e global.
• Reconhecer, na aparência das formas visíveis e concretas do espaço geográfico atual, a sua essência, ou seja, os processos históricos construídos em diferentes tempos, e os processos contemporâneos, conjunto de práticas dos diferentes agentes, que resultam em profundas mudanças na organização e no conteúdo do espaço.
• Compreender e aplicar no cotidiano os conceitos básicos de Geografia.
• Identificar, analisar e avaliar o impacto das transformações naturais, sociais, econômicas, culturais e políticas no seu “lugar-mundo”, comparando, analisando e sintetizando a densidade das relações e transformações que tornam concreta e vivida a realidade.

 

Matricule-Se Agora!

 

Sociologia

Habilidades e Competências:

• Discutir os conceitos de “socialização” e “sociedade”;
• Discutir o conceito de “instituições sociais”. Apresentar algumas instituições sociais (família, escola, trabalho, Estado/governo e Igreja/Religião) como formas de organização social historicamente condicionadas, não naturais e permeadas por relações de poder;
• Apresentar aos alunos o contexto histórico da formação da sociologia, a sociologia enquanto “filha da modernidade” (filha do iluminismo, da revolução industrial, e da revolução francesa), apresentar a sociologia na visão “positivista” de seu fundador, Augusto Comte;
• Apresentação dos conceitos e pressupostos das teorias sociológicas clássicas: Durkheim (“grupos sociais”, “fatos sociais”, “consciência coletiva”), Weber (as tipologias da “ação social” e a “racionalização do mundo”) e Marx (“luta de classes”, exploração no capitalismo, a “concepção materialista da história”).
• Apresentar as diferentes concepções de “trabalho” ao longo da história (Antiguidade, Idade Média, Capitalismo) e apresentar as concepções de “trabalho” e “divisão social do trabalho” em Durkheim, Weber e Marx;
• Reflexão sobre os conceitos de “mais valia” e a diferença entre “valor” e “preço”;
• Discutir as relações de trabalho no Brasil: transformações e permanências no mundo do trabalho e no mercado de trabalho no Brasil do final do sec. XIX ao sec. XXI.
• Discutir as mudanças no mundo do trabalho analisadas pela sociologia (Fordismo-Taylorismo, Toyotismo, emprego/desemprego e qualificação profissional).
• Reflexão sobre a gênese e o conceito de “globalização” e “divisão internacional do trabalho.
• Relacionar “mundo do trabalho” e “mundo do capital” (cartéis, trusts, holding’s, o poder dos bancos e do sistema financeiro no capitalismo atual).

 

Matricule-Se Agora!

 

Filosofia

Habilidades e Competências:

• Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
• Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
• Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
• Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
• Analisar os eixos temáticos da filosofia, como fundamentos essenciais para a vida, para a academia e atividades profissionais.
• Proporcionar competências e habilidades ao educando, para interpretar e aplicar os conceitos filosóficos no contexto da sociedade;
• Estimular no aluno o desenvolvimento da capacidade de análise crítica dos fatos, dos acontecimentos, da realidade como um todo;
• Incentivar os estudantes a questionarem, a indagarem acerca dos fenômenos filosóficos a fim de adotarem uma atitude crítica diante da realidade;
• Aguçar o desejo pelo conhecimento de forma espontânea e apaixonada.
• Incentivar o aprofundamento teórico do aluno, como fator importante na reflexão filosófica diante do mundo e do exercício da cidadania.

 

Matricule-Se Agora!

 

(51) 3476.5325 | WhatsApp: 98127.1562

contato@escolaludwig.com.br

Rua Cristóvão Colombo, 41 | Niterói | Canoas/RS ( Ao Lado da Estação Fátima )